Sustentabilidade

O cultivo responsável permite fartura na colheita e preservação da floresta

Ao longo de sua trajetória, os cooperados da CAMTA aprenderam a respeitar o solo e as peculiaridades do ambiente. Compreenderam cedo que a Amazônia é uma região que merece respeito e que, quando bem tratada, dá frutos em abundância.

A produção consciente, que valoriza e respeita a floresta, é responsável pela base da economia regional. Isso assegura uma produção contínua e sustentável, respeitando a cultura e os hábitos alimentares locais, ao mesmo tempo que garante a comercialização daquilo que é gerado.

Viveiro de mudas.

A CAMTA preocupa-se com as mudanças climáticas globais e sabe que, com a conscientização de seus cooperados e produtores, por meio do SAFTA, pode contribuir para reduzir a degradação florestal e os impactos negativos.

Nosso SAFTA

O SAFTA diferencia-se dos demais sistemas agroflorestais (SAFs) por cultivar culturas agrícolas, frutíferas e florestais em uma mesma área. Há culturas de ciclo curto, como arroz, milho, feijão, maracujá, mamão e banana; de ciclo médio, a exemplo de pimenta-do-reino, cacau, açaí e dendê); e de longo prazo, como andiroba e mogno.

Premiação: reconhecimento à tecnologia SAFTA

  1. Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional (1º lugar) – “80 Anos da Imigração Japonesa na Amazônia”. Sistema Agroflorestal: uma Solução para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia. 2010.
  2. Prêmio Chico Mendes – “80 Anos da Imigração Japonesa na Amazônia”. Cooperativa Desenvolve Agronegócio Sustentável. 2010.
  3. Prêmio de Empreendedorismo Consciente do Banco da Amazônia. 2010.
  4. Prêmio Internacional de Qualidade “Cocoa of Excelence”, Salão do Chocolate de Paris. 2010.
  5. Prêmio FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos de Inovação) – CAMTA/SAFTA: Tecnologia Social Sustentável da Amazônia. 2011.
  6. Prêmio de Pesquisa e Desenvolvimento Green Awards – SAFTA: uma Solução para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia. 2012.
  7. Prêmio Fundação Banco do Brasil – SAFTA: Tecnologia Social da Amazônia. 2013.
  8. Prêmio FINEP (1º lugar da Região Norte) – CAMTA/SAFTA: Tecnologia Social Sustentável da Amazônia. 2014.
  9. Prêmio Empresa da Amazônia (1º lugar) – Sammuel Benchimol/Banco da Amazônia. 2018.

Conheça nossos produtos